Nossos oradores
Ricardo Reis dos Santos
"Da bioética à saúde planetária"
Biólogo. Investigador no Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) e docente livre na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). No ISAMB, integra o Laboratório de Comportamentos de Saúde Ambiental e coordena a Unidade de Ética e Integridade na Investigação e a Área de Comunicação de Ciência. Na FMUL, integra a direção de cursos de pós-graduação nas áreas de One Health, Comunicação de Ciência e Ética.
É, ainda, membro do Human Animal Studies Hub do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, do iNOVA Media Lab do Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa e do Steering Committee do DASH – The Doctor as a Humanist, uma associação internacional que promove as humanidades médicas. É, também, consultor do Núcleo Académico de Estudos e Intervenção sobre o Luto da FMUL.
Catarina Prista
"Alimentos fermentados: como por os microrganismos a trabalhar para nós"
Professora Auxiliar no ISA/ULisboa, onde leciona Fisiologia Microbiana e Alimentos Fermentados. Doutorou-se no ISA em Engenharia Agro- industrial, desenvolvendo a sua atividade de investigação no Centro de Investigação LEAF - Grupo Food and Feed, no Instituto Superior de Agronomia/ULisboa, na área da fisiologia de leveduras e da produção de alimentos e bebidas fermentadas a partir de matérias primas pouco exploradas e subprodutos da indústria alimentar com vista à criação de alimentos inovadores mais nutritivos, seguros e com benefícios para a saúde.
Em paralelo tem desenvolvido diversas atividades de promoção da cultura científica para a comunidade e é sócia da CookingLab, onde se dedica à formação em gastronomia e à inovação e desenvolvimento de novos produtos alimentares.
Diogo Gonçalves
"Introdução à Astrobiologia"
Licenciado em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico (2017), mestre em Bioengenharia e Nanossistemas (2020) e em Química (2021). Investigador visitante na Freie Universität Berlin (2022) e no Institut de Chimie de Nice, Université Côte d’Azur (2023), é desde 2021 aluno de doutoramento no Instituto Superior Técnico, onde procura desenvolver um novo cenário de habitabilidade na superfície da maior lua de Saturno, Titã.
Carolina Nunes
"CRAS em Portugal: o trabalho do CRASSA e o papel dos Biólogos na recuperação de animais selvagens"
Licenciada em Ciência e Tecnologia Animal pela Universidade de Évora, na qual acabou por tirar o grau de Mestre em Biologia da Conservação. Após terminar a vida académica, dedicou-se a Educadora Ambiental no Jardim Zoológico de Lisboa e a trabalho como voluntária na LxCRASS. Mais tarde, viaja para Vila Nova de Santo André ao aceitar o trabalho como Bióloga no Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André. Nos dias de hoje tem o papel de diretora no Centro.
Diogo Gomes
"O papel dos zoos na conservação"
Formado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Diogo Gomes é atualmente o coordenador dos Programas Educativos Escolares e da Equipa de Educadores Ambientais, no Centro Pedagógico do Jardim Zoológico. Integrou a equipa em 2011 e desde então dedica-se à tão importante missão de Educação para a Conservação da instituição que este ano perfaz 140 anos. Paralelamente é responsável pelo Workshop “Biodiversidade: Educar para Conservar” ministrado no Jardim Zoológico.
Pedro Rodrigues
"O Impacto da Biologia e Genética no Âmbito da Investigação Forense"
Colaborador no Departamento de Genética Humana - Unidade de Genética Molecular (Síndromes de Cancro Hereditários-Oncobiologia) do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (2015 a 2016 e de 2018 até à presente data); colaborador no Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária (Área Físico-Documental - Setor de Análise Documental e Área de Biotoxicologia - Setor de Drogas e Toxicologia entre 2016 e 2018); colaborador no Serviço de Anatomia Patológica do Centro Hospitalar Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria (2002 a 2015). Experiência como Docente no curso de licenciatura de Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica (Escola Superior de Saúde Egas Moniz - Técnicas de Patologia Forense (2009-2013)), na licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa – Patologia Molecular Laboratorial (2015 a 2024), Histotecnologia I (2020 a 2024) e II (2020), Imunohistoquímica (2023-2024), Ciências Forenses Aplicadas (2022-2024)) e na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (Histotecnologia I e II, Ciências Forenses Aplicadas, Metodologias Cito-Histoquímicas e Imunohistoquímica e Patologia Molecular (2015/2016 e 2016/2017)) e outras preleções no âmbito do Mestrado em Tecnologias Clínico-Laboratoriais (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - UC “Estudo laboratorial genético -2021-2024) e Mestrado em Bioquímica e Biomedicina (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - UC – Oncobiologia – 2023-2024).
Rafael Botelho
"Nem bata nem bota, uma jornada do ex-situ ao meio empresarial"
Licenciado em Biologia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, de seguida ruma para a cidade invicta onde tem uma Formação Executiva em Gestão Sustentável pela Porto Business School. Em termos profissionais dedicou-se à Educação Ambiental e Científica, tanto no Centro de Ciência Viva como Jardim Zoológico de Lisboa. Mais tarde, acarreta o cargo de Técnico Educativo no Jardim Zoológico. Atualmente encontra-se no cargo de Sustainability Training Specialist no Business Council for Sustainable Dvelopment Portugal.
Ordem dos Biólogos
"O que é ser um Biologo, Biologia e percursos"
Criada em 1998, sucedendo a Associação Portuguesa de Biólogos, a Ordem é uma associação pública profissional que tem como objetivo assegurar a defesa e promoção dos direitos daqueles que possuam o grau de Biólogo, conferindo pela Ordem, bem como de auxiliar de um ponto de vista pedagógico, científico, técnico e profissional estes profissionais.
Diana Machado
"Nem bata nem bota, uma jornada do ex-situ ao meio empresarial"
Licenciado em Biologia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, de seguida ruma para a cidade invicta onde tem uma Formação Executiva em Gestão Sustentável pela Porto Business School. Em termos profissionais dedicou-se à Educação Ambiental e Científica, tanto no Centro de Ciência Viva como Jardim Zoológico de Lisboa. Mais tarde, acarreta o cargo de Técnico Educativo no Jardim Zoológico. Atualmente encontra-se no cargo de Sustainability Training Specialist no Business Council for Sustainable Dvelopment Portugal.
João Correia
"A rã na panela"
João Correia é doutorado em pesca comercial de tubarões, contando com 28 anos de carreira dedicada ao estudo destes animais. Esses 28 anos incluem passagens pelo Zoo de Lisboa, IPIMAR e Oceanário. Deste 2005 que leciona várias disciplinas na área de biologia marinha na ESTM e é fundador-gerente da empresa Flying Sharks. É autor de várias dezenas de publicações científicas, centenas de palestras sobre tubarões e/ou motivacionais e das obras "Sex, Sharcks and Rock & Roll" e "Tubarões Voadores"
Ruben Oliveira
"Lições da comunicação (de ciência) para a conserv-ação"
Ruben Oliveira é ecólogo conservacionista, comunicador e produtor de conteúdos e eventos centrado na interface entre a ciência, a conservação da Natureza e a sociedade. Mestre em Biologia da Conservação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é atualmente doutorando no grupo de investigação em Biodiversidade Tropical e Mediterrânea do CE3C - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, em parceria com a Universidade de Oxford. O seu tema centra-se na promoção da coexistência entre comunidades humanas e vida selvagem através do markting da conservação, colaborando ativamente com diferentes organizações não-overnamentais de ambiente portuguesas. É membro do gabinete da comunicação do CE3C, dedicado às suas atividades criativas, coordenador da comunicação do Colégio Tropical da Universidade de Lisboa, e dirigente da Liga para a Proteção da Natureza e da Sociedade Portuguesa de Ecologia. Co-fundou em Portugal os festivais internacionais de Ciência Pint of Science, em 2017 e FIC.A, em 2020, tendo, no mesmo ano, sido convidado para o grupo de 10 personalidades sub-40 eleito pelo ministério do Ambiente e Ação Climática. Em 2022, co-editou o livro "Um pouco por Toda a Parte: a Ecologia no Século XXI"