top of page

Nossos oradores

Riard Reis dos Santos
Ricardo Reis_edited.jpg

Ricardo Reis dos Santos

"Da bioética à saúde planetária"

Biólogo. Investigador no Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) e docente livre na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). No ISAMB, integra o Laboratório de Comportamentos de Saúde Ambiental e coordena a Unidade de Ética e Integridade na Investigação e a Área de Comunicação de Ciência. Na FMUL, integra a direção de cursos de pós-graduação nas áreas de One Health, Comunicação de Ciência e Ética.

É, ainda, membro do Human Animal Studies Hub do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, do iNOVA Media Lab do Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa e do Steering Committee do DASH – The Doctor as a Humanist, uma associação internacional que promove as humanidades médicas. É, também, consultor do Núcleo Académico de Estudos e Intervenção sobre o Luto da FMUL.

Catarina Prista

Catarina Prista

"Alimentos fermentados: como por os microrganismos a trabalhar para nós"

Professora Auxiliar no ISA/ULisboa, onde leciona Fisiologia Microbiana e Alimentos Fermentados. Doutorou-se no ISA em Engenharia Agro- industrial, desenvolvendo a sua atividade de investigação no Centro de Investigação LEAF - Grupo Food and Feed, no Instituto Superior de Agronomia/ULisboa, na área da fisiologia de leveduras e da produção de alimentos e bebidas fermentadas a partir de matérias primas pouco exploradas e subprodutos da indústria alimentar com vista à criação de alimentos inovadores mais nutritivos, seguros e com benefícios para a saúde.

Em paralelo tem desenvolvido diversas atividades de promoção da cultura científica para a comunidade e é sócia da CookingLab, onde se dedica à formação em gastronomia e à inovação e desenvolvimento de novos produtos alimentares.

Diogo Gonçalves

Diogo Gonçalves

"Introdução à Astrobiologia"

Licenciado em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico (2017), mestre em Bioengenharia e Nanossistemas (2020) e em Química (2021). Investigador visitante na Freie Universität Berlin (2022) e no Institut de Chimie de Nice, Université Côte d’Azur (2023), é desde 2021 aluno de doutoramento no Instituto Superior Técnico, onde procura desenvolver um novo cenário de habitabilidade na superfície da maior lua de Saturno, Titã.

Carolina Nunes

Carolina Nunes

"CRAS em Portugal: o trabalho do CRASSA e o papel dos Biólogos na recuperação de animais selvagens"

Licenciada em Ciência e Tecnologia Animal pela Universidade de Évora, na qual acabou por tirar o grau de Mestre em Biologia da Conservação. Após terminar a vida académica, dedicou-se a Educadora Ambiental no Jardim Zoológico de Lisboa e a trabalho como voluntária na LxCRASS. Mais tarde, viaja para Vila Nova de Santo André ao aceitar o trabalho como Bióloga no Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André. Nos dias de hoje tem o papel de diretora no Centro.

Diogo Gomes

Diogo Gomes

"O papel dos zoos na conservação"

Formado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Diogo Gomes é atualmente o coordenador dos Programas Educativos Escolares e da Equipa de Educadores Ambientais, no Centro Pedagógico do Jardim Zoológico. Integrou a equipa em 2011 e desde então dedica-se à tão importante missão de Educação para a Conservação da instituição que este ano perfaz 140 anos. Paralelamente é responsável pelo Workshop “Biodiversidade: Educar para Conservar” ministrado no Jardim Zoológico.

Pedro Rodrigues

"O Impacto da Biologia e Genética no Âmbito da Investigação Forense"

Colaborador no Departamento de Genética Humana - Unidade de Genética Molecular (Síndromes de Cancro Hereditários-Oncobiologia) do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (2015 a 2016 e de 2018 até à presente data); colaborador no Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária (Área Físico-Documental - Setor de Análise Documental e Área de Biotoxicologia - Setor de Drogas e Toxicologia entre 2016 e 2018); colaborador no Serviço de Anatomia Patológica do Centro Hospitalar Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria (2002 a 2015). Experiência como Docente no curso de licenciatura de Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica (Escola Superior de Saúde Egas Moniz - Técnicas de Patologia Forense (2009-2013)), na licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa – Patologia Molecular Laboratorial (2015 a 2024), Histotecnologia I (2020 a 2024) e II (2020), Imunohistoquímica (2023-2024), Ciências Forenses Aplicadas (2022-2024)) e na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (Histotecnologia I e II, Ciências Forenses Aplicadas, Metodologias Cito-Histoquímicas e Imunohistoquímica e Patologia Molecular (2015/2016 e 2016/2017)) e outras preleções no âmbito do Mestrado em Tecnologias Clínico-Laboratoriais (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - UC “Estudo laboratorial genético -2021-2024) e Mestrado em Bioquímica e Biomedicina (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - UC – Oncobiologia – 2023-2024).

Pedro Rodrigues

Rafael Botelho

Rafael Botelho

"Nem bata nem bota, uma jornada do ex-situ ao meio empresarial"

Licenciado em Biologia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, de seguida ruma para a cidade invicta onde tem uma Formação Executiva em Gestão Sustentável pela Porto Business School. Em termos profissionais dedicou-se à Educação Ambiental e Científica, tanto no Centro de Ciência Viva como Jardim Zoológico de Lisboa. Mais tarde, acarreta o cargo de Técnico Educativo no Jardim Zoológico. Atualmente encontra-se no cargo de Sustainability Training Specialist no Business Council for Sustainable Dvelopment Portugal.

Ordem dos Biólogos

"O que é ser um Biologo, Biologia e percursos"

Criada em 1998, sucedendo a Associação Portuguesa de Biólogos, a Ordem é uma associação pública profissional que tem como objetivo assegurar a defesa e promoção dos direitos daqueles que possuam o grau de Biólogo, conferindo pela Ordem, bem como de auxiliar de um ponto de vista pedagógico, científico, técnico e profissional estes profissionais.

Ordem dos Biólogos
Diana Machado

Diana Machado

"Nem bata nem bota, uma jornada do ex-situ ao meio empresarial"

Licenciado em Biologia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, de seguida ruma para a cidade invicta onde tem uma Formação Executiva em Gestão Sustentável pela Porto Business School. Em termos profissionais dedicou-se à Educação Ambiental e Científica, tanto no Centro de Ciência Viva como Jardim Zoológico de Lisboa. Mais tarde, acarreta o cargo de Técnico Educativo no Jardim Zoológico. Atualmente encontra-se no cargo de Sustainability Training Specialist no Business Council for Sustainable Dvelopment Portugal.

João Correia

João Correia

"A rã na panela"

João Correia é doutorado em pesca comercial de tubarões, contando com 28 anos de carreira dedicada ao estudo destes animais. Esses 28 anos incluem passagens pelo Zoo de Lisboa, IPIMAR e Oceanário. Deste 2005 que leciona várias disciplinas na área de biologia marinha na ESTM e é fundador-gerente da empresa Flying Sharks. É autor de várias dezenas de publicações científicas, centenas de palestras sobre tubarões e/ou motivacionais e das obras "Sex, Sharcks and Rock & Roll" e "Tubarões Voadores"

Ruben Oliveira

"Lições da comunicação (de ciência) para a conserv-ação"

Ruben Oliveira é ecólogo conservacionista, comunicador e produtor de conteúdos e eventos centrado na interface entre a ciência, a conservação da Natureza e a sociedade. Mestre em Biologia da Conservação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é atualmente doutorando no grupo de investigação em Biodiversidade Tropical e Mediterrânea do CE3C - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, em parceria com a Universidade de Oxford. O seu tema centra-se na promoção da coexistência entre comunidades humanas e vida selvagem através do markting da conservação, colaborando ativamente com diferentes organizações não-overnamentais de ambiente portuguesas. É membro do gabinete da comunicação do CE3C, dedicado às suas atividades criativas, coordenador da comunicação do Colégio Tropical da Universidade de Lisboa, e dirigente da Liga para a Proteção da Natureza e da Sociedade Portuguesa de Ecologia. Co-fundou em Portugal os festivais internacionais de Ciência Pint of Science, em 2017 e FIC.A, em 2020, tendo, no mesmo ano, sido convidado para o grupo de 10 personalidades sub-40 eleito pelo ministério do Ambiente e Ação Climática. Em 2022, co-editou o livro "Um pouco por Toda a Parte: a Ecologia no Século XXI"

Ruben Oliveira
bottom of page